terça-feira, janeiro 10, 2006

Recordar a China - IV (the end)

(Última parte de um registo escrito feito durante uma viagem à China, em Setembro de 2000)

Arredores de Beijing, 8:50, 17 de Setembro de 2000
Neste momento em que escrevo, estou a caminho de concretizar um dos meus sonhos de infância: andar na Grande Muralha. Mas como ainda estou no autocarro, é melhor recapitular o dia de ontem.
Encontrei-me com a Ana logo de manhã, pois tínhamos de aproveitar o primeiro dia em que podíamos estar juntos. Fomos imediatamente para a Feira da Ladra aqui do sítio para comprar umas coisinhas chinesas para mim e umas prendinhas para levar para as amizades coreanas. O mercado foi isto: muita gente, muita confusão, muitos vendedores, muito regateio de preços, muita coisa bonita, três brasileiras que julgavam que eu e a Ana estavámos a falar grego (para nos compreenderem, tivémos de falar português com sotaque brasuca), muito chinês falado pela Ana, muito português falado por mim, enfim, um mimo!!! Comprei coisas muito bonitas e a Ana também levou algumas coisinhas para a casa nova dela. Em seguida fomos almoçar numa esplanada com a Shirley (room-mate da Ana) e duas amigas dela, da Malásia. Também apareceu um dos antigos room-mates da Ana, o Theo, um simpático francês. Comeu-se boa comidinha chinesa mas, quando se ia pedir mais alguma coisa, a empregada diz que não pode ser pois a cozinha já está fechada. Eram 2 da tarde...
Separamo-nos todos, e eu e a Ana vamos ver mais uma zona de lojas típicas chinesas. Entramos numa farmácia chinesa onde a Ana me mostra, entre outras coisas, cobras, lagartos, chifres de veado, raízes de gingseng... E o cheiro, meus amigos, o cheiro... Em seguida vamos também à zona de Liuliuchang, que é uma zona muito parecida com Insadong, em Seul. Ou seja, lojas de souvenirs chineses para turistas estrangeiros, onde é muito difícil regatear. Mas vamos para lá, depois de muita insistência da parte da Ana e muito regateio de preço, numa espécie de riquexó, mas puxado a bicicleta. Estava a ver quando é que aquilo se desconjunturava tudo...
A partir daí, vagueámos o resto da tarde a pé por Beijing. Ainda fomos ver duas torres, a Great Bell Tower e a Great Drum Tower. Ou seja, um grande sino e um grande tambor (este um bocadinho mais deteriorado depois de anos de guerra). Mas a vista é, mais uma vez, líndissima. Passámos também por um lago, com muitos chineses a pescar e a nadar, e por um pequeno jardim, onde os chineses levam a passear o seus passáros ao fim da tarde. Linda música, muito bonito... Ainda descobrimos, no lago, um Watersports Center (onde eles se propõem fazer windsurf no lago... não sei se estão a ver bem o lago, de água parada, cheio de lodo e algas) e uma lojeca muito engraçada (onde a dona, chinesa, nos pergunta se somos espanhóis, pois ela viveu em Barcelona). De seguida, vamos a casa da Ana, onde encontramos a Shirley e as duas amigas dela. Bom, a casa da Ana... Bom... Bom... Para já, faz cinco ou seis vezes mais a minha em Seul, e depois é lindíssima... Fiquei a morrer de inveja, como devem perceber aqueles que já viram a minha casa em Seul.
Depois, fomos ao jantar de aniversário do António, um verdadeiro gentlemen italiano, amigo da Ana e que eu tinha conhecido na primeira noite. A maioria das pessoas à mesa são italianas, tirando os 2 portugas, uma moça de Hong-Kong, um francês e... uma coreana!!! Nem aqui??? É claro que levou logo com um sonoro "Annyong Haseyo!!!" e desatou-se logo a rir. O jantar, num restaurante italiano, foi excepcional e travei conhecimento com o Massimo, um italiano engraçadíssimo. Eis algumas das coisas que se falaram: futebol/cálcio, coreanas e chinesas, vinho, música brasileira, Rafaella Carra, Gianni Morandi, Toppo Giggio, Sequim de Ouro/Sequino D'Oro, e toda uma série de palhaçadas... Depois do jantar, fomos a um bar chamado Salsa Cabana, onde se dançou muita... salsa...tocada por...Colombianos... Only in China... O António é um dançarino e pêras. A Ana ainda me arrastou para um pézinho de dança (no meu caso, dois pés chatos...) e ainda falei mais um bocadinho, em coreano, com a moça coreana...Voltei para o hotél e adormeci imediatamente...
Voltando ao tempo presente, ainda no autocarro, só para vos contar que somos 20 e tal pessoas (leia-se estrangeiros) e o inglês domina claramente, mas eu fui sentar-me exactamente ao lado de um casal portuga que anda em férias pela Ásia... Comentário natural: "estamos em todo o lado!!!"

Simatai, 14:50, 17 de Setembro de 2000
A Grande Muralha foi conquistada!!! Estou extremamente cansado e sem palavras... É lindo, fenomenal, magnífico... Um sonho concretizado... Acreditem que não há mesmo maneira de descrever... Só estando lá... Nem as fotografias lhe fazem justiça... Estou feliz...

Algures entre a China e a Coreia, 11:50, 18 de Setembro de 2000
Pois é, já me encontro no avião de volta a "casa"... Acabou-se a grande aventura por terras chinesas, isto se a Air China não me preparar alguma partida... Ontem à noite, fomos jantar, eu, a Ana, o Eng. Fernandes e o Eduardo (o amigo espanhol da Ana) a um restaurante típico chinês, com toda a gente aos berros, mas comida muito boa... Depois fomos até ao Blue Lotus Coffee beber um copo, e houve conversas muito interessantes, especialmente do ponto de vista Ibérico, com muitas pequenas "polémicas" entre Portugueses e Espanhóis, mas sempre com boa disposição... Despedi-me de todos e agradeci-lhes pelos bons momentos que passei com eles em Beijing... Hoje de manhã só tive de discutir com 2 taxistas que não queriam baixar o taxímetro até ao aeroporto, mas à terceira foi de vez... E pronto, daqui a meia hora devo estar a aterrar em Seul... Foram 10 dias incríveis, em que adorei tudo...

There's only one China, the True Motherland...
Beijufas e abracetes (HSequeira copyright ®)
Nuno G
uron-san
Fotos:
1) Panorâmica sobre a ilha e o White Dagoba, no Beihai Park...
2) Uma escultura de um dragão, num mural de vários dragões, também em Beihai Park...
3) Turista portuga, com o belo Temple of Heaven/Hall of Prayer for Good Harvests como pano de fundo...
4) Entrada Sul para o Tiantan Park...
5) A Great Bell Tower, vista da Great Drum Tower... Confuso?
6) Grande Muralha em Simatai... sem comentários...
7) Contacto 3 diz "presente!" na Grande Muralha...
8) Montagem fotográfica para dar uma imagem melhor (mas não perfeita) dessa maravilha intemporal...

Sem comentários: