quarta-feira, janeiro 04, 2006

Recordar a China - III (para ver se o astral sobe...)

Beijing, 18:15, 14 de Setembro de 2000
Depois de quase toda a manhã e parte da tarde passadas no Summer Palace (a quem fôr a Beijing, recomendo vivamente, lindo de morrer), ainda tive tempo para ir ao Lama Temple e ao Templo/Colégio de Confúcio. O Lama Temple representa a presença Tibetiana em Beijing. Trata-se de um dos edifícios mais antigos na cidade, e o permanente cheiro a incenso feito à base de manteiga de iaque quase que nos transporta para o Tibete (bem sei que não é a mesma coisa, Luís e Leo...eh eh). Existem estátuas budistas líndissimas, mas das quais não se podem tirar fotografias. Quanto ao Templo/Colégio/Museu de Confúcio, bom, pode-se dizer que foi o sítio mais livre de turistas e mais sossegado de todos aqueles onde estive hoje. Apenas um par de japoneses, dois franceses e alguns chineses. Dava para ouvir claramente o som de uma espécie de "ocarina" chinesa, tocada por uma das empregadas da inevitável loja de souvenirs... Pena que o sítio esteja em obras, pois das exposições àcerca de Beijing, apenas uma podia ser observada. Mas o aspecto idoso dos edíficios e a pouquíssima afluência de turistas valeram a pena... E agora estou de saída para um jantar de pato de Beijing com a Ana e com o Delegado do ICEP para a China...
Beijing, 18:50, 15 de Setembro de 2000
Antes de mais nada, enquanto estou a escrever estas palavras, a Selecção Olímpica Nacional acaba de ser apresentada em Sidney... Era giro se ganhassem algumas medalhas... Boa Sorte!!! Mas voltando atrás no tempo, nestas minhas andanças pela China... Ontem à noite, só chegar ao restaurante foi uma aventura. Primeiro, desencontrámo-nos no sítio onde tínhamos combinado. Quando telefonei à Ana, ela e o Eng. Fernandes, Delegado do ICEP para a China, já estavam quase a chegar ao restaurante. OK, tive de esperar no lobby do meu hotel, até que o dono do restaurante telefonasse para lá a explicar as indicações e, quando o fez, tive quase de "arrastar" o taxista até ao lobby para ele perceber as instruções... Entretanto, já eram quase 9 horas da noite e tínhamos combinado às 7... Bom, lá fui com o taxista, que me deixou num cruzamento e apontou para o restaurante mais próximo. Assim que saio do táxi, há um rapaz que me mostra um panfleto de um restaurante... Farto destas cenas, que já tinha aturado o dia todo (entre postais, táxis e bebidas), só lhe dizia que não queria nada...Entrei no restaurante...vazio!!! Quando ia a dar meia-volta, a dona já só me perguntava o que eu queria comer, beber, etc, e eu sempre a dizer que estava à procura de duas pessoas. Voltei à rua, e outra vez o mesmo rapaz. "Não, não, não quero!!!" Entrei num outro restaurante e a mesma cena, nada da Ana ou do Eng. Entrei no primeiro sítio onde vi um telefone e liguei à Ana... A Ana só me dizia que já estava a ir ao meu encontro, e eu a perguntar-lhe como é que ela sabia onde eu estava, até que a vi na rua e com quem? Com o rapaz que queria que eu o seguisse... Mea culpa, mea culpa...
Depois de não sei quantas voltas pelo meio do Hutong (bairro típico chinês), lá chegámos ao restaurante, onde nos esperava o Eng. Fernandes... O pato estava óptimo e depois ainda fomos tomar uma cerveja a um bar muito engraçado, com uma excelente música jazz. Ao longo de toda a noite, a conversa foi impecável, sempre a compararmos os meus 6/7 meses de Coreia, com o 1 ano e meio de China da Ana, e os muitos anos de Japão do Eng. Foi uma óptima noite de conversa portuguesa...
Hoje não consegui acordar cedo, mas lá me levantei... Fui de metro para a Praça de Tiananmen e agora já percebo porque é que a Ana disse que o metro de Seul era tão limpo. Digamos que o metro de Beijing está a precisar de uma renovaçãozinha...Praça de Tiananmen, e de repente sinto-me imensamente pequeno e só consigo pensar em tanques...Lá no meio o Mausoléu do Grande Timoneiro, Mao Tze-Dong. E só de olhar para a fila enorme para entrar, fico doente. Desculpa, Mao, fica para a próxima!! Dirigo-me assim para a Cidade Proibida, um dos locais mais bonitos que já vi até hoje e também um dos mais turísticos...Gente, gente e mais gente!!! Não há dúvida, estamos na China!! A Cidade Proibida também é enorme, mas tirei muitas fotografias e adorei... Em seguida vou para o Parque Beihai, cujo espaço é principalmente ocupado por um lago, com uma ilha no meio onde se encontra o White Dagoba, com 36 metros de altura... Impressionante... Depois de ter dado a volta ao lago a pé (num bonito passeio), decido ir também a pé para um outro parque, o Parque Tiantan...
Digamos que demorei hora e meia a pé, mas assim, ao menos, passei pelo meio de ruas sem turistas e só com Chineses... Muitos restaurantes e lojas medicinais... No Parque Tiantan, sou presenteado com um monumento que me alivia quase totalmente o cansaço: o Temple of Heaven / Hall of Prayer for Good Harvests...Simplesmente maravilhoso... Só vendo as fotografias...Voltei para o hotel e agora estou a recuperar... Estou a adorar isto!!!
Beijufas e abracetes (HSequeira copyright ®)
Nuno Guron-san

Fotos:
1) Mais um guardião enorme, no Lama Temple...
2) Pormenores dos diversos pavilhões no Lama Temple...
3) Confúcio himself, na entrada do seu próprio templo...
4) A imponência da Tiananmen Gate...
5) Eu e um amigo meu a posarmos para a fotografia...
6) Montagem fotográfica do interior da Cidade Proibida...
7) Outra montagem, para que percebam a enormidade do local...
8) Reparem no contraste antigo/novo, dentro da própria Cidade Proibida...
(As fotos dos Parques de Beihai e de Tiantan ficam para a última parte das Desventuras na China...)

Sem comentários: