sexta-feira, janeiro 13, 2006

Apagão (epílogo)

Agora que a luz já voltou, e não, não estou a fazer nenhuma referência religiosa...

A capacidade do ser humano se adaptar às situações mais adversas sempre me surpreendeu. Desde a aridez dos mais secos desertos até aos confins mais gelados do planeta, sempre o ser humano consegue arranjar uma forma de (sobre)viver. Bem sei que isto não é uma comparação para o que sucedeu no dia de ontem aqui no meu local habitacional. Mesmo não tendo luz, tinha água, um telemóvel com bateria suficiente para alguns telefonemas, uma série interminável de velas (só ontem me apercebi da quantidade de cera que há cá em casa...), e um cama quentinha que foi o meu destino assim que comecei a sentir-me com algum frio. Mas...

Mas não é razoável que uma área tão grande e com tanta gente por m2 tenha que esperar mais de 24 horas para voltar a ter electricidade. Bem sei que me vão dizer que ainda há outras áreas em Portugal onde isto é um acontecimento comum. Pois, só que isso também não deveria acontecer no nosso país. Já há muito tempo que deixámos de pertencer àqueles países onde a instabilidade faz parte do dia-a-dia, onde assim gostávamos de acreditar.

Trata-se, no fundo, de uma discussão para o boneco, até porque sempre que começo a ter estes pensamentos do que é razoável ou não, aparece sempre alguma coisa que "me coloca no meu devido sítio" e ajuda a relativizar tudo aquilo que vivemos. Afinal de contas, podíamos ser Onges e não nos preocuparmos nada com a falta de electricidade...

Sem comentários: