quinta-feira, novembro 17, 2005

Recordar as Filipinas - II

(Crónica escrita em Maio de 2000, durante uma viagem às Filipinas, 2º tomo de uma trilogia relembrada de propósito para este blog.)

Depois daquele primeiro fim-de-semana alucinado, regressamos à metrópole Manila. Finalmente consigo uma noite de sono de jeito, e acordo por volta do meio-dia, uma da tarde. Com
o não há nada planeado (nisso tenho o Miguel Guron-san para me ajudar...), vamos primeiro ter com o Jorge Pinoyboy, ao trabalho dele, almoçar...Mas antes, é claro que tive de ir dar um mergulhinho na piscina do prédio...De facto, só desvantagens em morar em Manila...Ainda por cima o trabalho do rapaz fica a cinco minutos do trabalho...no comments...

Lá chegamos ao sítio de trabalho do moço...Aproveitamos logo para tirar uma chapa, pois o contraste entre ele (tipo homem de negócios) e os dois turistas coreanos é hilariante...Dali tem-se uma vista espectacular (não muito bonita, pois a poluição e desorganização da cidade não são propriamente uma obra-prima...se bem que nesta zona da cidade até não se está muito mal....), e até nisto o rapaz é um sortudo...Almoçamos com uns colegas dele, e uns dias mais tarde, o Jorge vem com uma conversa que os amigos dele acharam que eu devia ser meio-filipino...Já nada me surpreende depois de alguém me ter perguntado se eu era coreano-americano.Lindo

Bom decidimos ir visitar o Ayala Museum, para levarmos com um banhinho de cultura acerca deste país, mas....o azar está do nosso lado, pois é segunda-feira, dia de folga do museu...Bom, não nos resta outro remédio senão ir comprar lembranças no centro comercial mais próximo...Entretanto, durante as caminhadas que fazemos ao longo deste dia, uma coisa salta à vista: quase toda a gente fala inglês perceptível, bem ao contrário dos nossos amigos coreanos, cujo inglês macarrónico já está a fazer estragos no meu próprio inglês...Depois de uma visitinha à Embaixada de Portugal, onde fomos chatear o Sérgio PC2 Pinoyboy, ficámos com um plano para os dois próximos dias...A Ilha de Mindoro será nossa!!!! Ninguém pára os coreanos!!!

Assim, lá vamos nós (eu e o brother Miguel Guron-san) à descoberta de novos mundos...Depois de uma longa viagem de autocarro até Baracas (as viagens de autocarro em Manile são sempre alucinantes, entre motoristas completamente loucos, e filmes filipinos que vão passando na televisão em altos berros...), eis que chegamos ao sítio onde devemos apanhar o Barco....e que barco....parece mas é que vai afundar a qualquer momento...Mas não há receio, afinal só vão lá dentro umas 20 pessoas, todas apertadas...isto assim vai ser bonito....Chegamos a Sabang Beach, na Ilha de Mindoro...O cenário é paradisíaco, lindo, lindo, lindo...Aliás, a foto diz tudo (se bem que ficou mesmo daquelas fotos para a pose...)...Assim, no primeiro dia em Sabang Beach passamos por muita praia, muito calor, muito relax, algumas cervejas fresquinhas, e um jantar pantagruélico, onde até temos direito a um licorzinho de oferta...(o custo de vida por estes lados é baixíssimo, e por essa razão, juntamente com as beldades locais, se explica que haja aqui tantos estrangeiros a viver há já alguns anos...). À noite vamos a um bar muito calminho, onde conhecemos o gerente, um rapaz suisso muito simpático, e nos diz que um dos seus melhores amigos é exactamente....um portuga!!! Mas será que nós andamos em todo o lado??? Enfim, enquanto por lá permanecemos, ainda conhecemos um casal inglês a viver em Hong-Kong, um alemão completamente bebâdo, e um americano ainda mais bebâdo que desata a fazer de DJ...A partir dessa altura só se ouviu Aerosmith, Van Halen, e outras rockalhadas...Gostei.....Finalmente, quando o bar fecha, vamos com as 4 moças que lá trabalham (todas nativas e que, vá lá saber-se porquê, simpatizaram connosco...) até à Disco lá do sítio...Boa música, ambiente muito festivo e eclético, e as moças são mesmo muito queridas....Dançamos até perto das 2 da manhã, as moças têm de ir para casa (se fossem coreanas, já tinham ido embora às 22:30...), Miguel vai dormir, e eu acabo o meu dia, às duas da manhã, em pleno mar, a nadar no meio da quase escuridão, numa água morninha, com um magnífico céu estrelado por cima de mim.....

Dia seguinte: arrancamos em direcção a uma outra praia na ilha de Mindoro: White Beach. Apanhamos um jeepney, o transporte típico das Filipinas. Trata-se de um jipe assim para o mais avantajado onde cabem todos e mais algum. Resultado? Eu e o Miguel Guron-san fomos no tejadilho do dito jeepney. Tem a vantagem de ser muito mais arejado e se ter uma vista bem mais interessante (como podem ver aqui ao lado), mas também há alguns precalços, como o Miguel testemunhou ao levar com uma folha de palmeira em cima....Depois de muitos caminhos de cabras, eis que chegamos à famosa White Beach...Apesar de tudo veem-se menos estrangeiros do que em Sabang, o que provoca que sejamos assediados para comprar muitas pulseiras, t-shirts (ok, comprei uma...), aluguer de barcos e, inevitavelmente, se queremos algumas massagens...."Maybe next time...", repito eu até à exaustão....No fundo, até compreendo, pois a vida aqui não deve ser nada fácil, especialmente para estas pessoas que já vivem bastante afastadas do que chamamos de civilização...A praia é lindíssima, como se pode ver na fotografia onde está o Miguel...E a água, bem, é excelente...Quase na hora do almoço, rebenta uma autêntica chuvada tropical...Refugiamo-nos num restaurante à beira-praia, onde mais uma vez comemos muito bem, enquanto a chuva vai caindo...

Decidimos partir para a Manila, mas antes ainda vamos passar por mais um susto...A chuva continuava a cair forte e os caminhos de cabras estavam completamente enlameados...Convém dizer que os Jeepneys não são dos transportes mais seguros do mundo...Lembro-me de em Manila sermos, uma vez, obrigados a sair do jeepney, pois este começou a deitar fumo do motor...Já para não falar naquela vez onde o gajo ao lado do condutor levava uma simpática serpente ao colo...VIVA!!!...Bem, mas voltando a White Beach, só sei que durante todo o caminho, estava a ver quando é que iamos por uma falésia abaixo, era ver o condutor a tentar segurar aquele monte de sucata....

Enfim...depois de uma viagem num ferry como deve de ser, mais não sei quantas horas de autocarro, uns quantos minutos perdidos em Manila, conseguimos chegar finalmente a casa do Jorge...e chegámos mesmo a tempo de acolher a chegada de alguém muito importante....Mas isso é um assunto para a última edição especial Filipinas.....

Beijufas e abracetes (HSequeira copyright ®)
Nuno Guron-san
PS - Deixo aí mais uma foto de White Beach...Quanto ao cigarro, não liguem, já deixei de fumar há um mês atrás...É uma foto antiga....Xau!!!