terça-feira, abril 11, 2006

Amizade

substantivo feminino


1.
afeição por uma pessoa; estima; simpatia;

2.
camaradagem; companheirismo; cumplicidade;

3.
entendimento; compreensão;

4.
dedicação; bondade;

5.
pessoa amiga;

(Do lat. amicitáte-, «id.»)


© Copyright 2003-2006, Porto Editora.

Há duas palavras, nesta definição dada pela Infopédia, com as quais me identifico imediatamente: cumplicidade e dedicação. Cumplicidade pois quando penso nos meus amigos(as) penso normalmente nos pontos de contacto que nos unem e que fazem com que sejam precisos apenas pequenos pormenores para percebermos o que se passa connosco. Desde coisas tão essenciais como partilhar os mesmos princípios e ideais a coisas tão " banais" como ser do mesmo clube de futebol ou gostar da mesma música, a base da cumplicidade que tenho com os meus amigos(as) parte sempre daí e vai-se expandindo, cruzando os nossos gostos, os nossos "pecados", os nossos receios, as nossas alegrias, as nossas tristezas, a nossa vida.

Dedicação. Pois acho que uma relação de amizade, quando é uma amizade sem amarras e genuína, merece haver dedicação de ambas as partes para mantê-la viva. Seja tomando um café, seja telefonando, enviando um e-mail ou um sms, escrevendo uma carta, é preciso haver contacto. Reconheço que, no mundo em que vivemos, é muitas vezes complicado, e eu próprio confesso que às vezes não sou tão dedicado às minhas amizades como devia ou como a pessoa que está do outro lado merecia. Outras vezes também me sinto cansado por a iniciativa ser sempre minha e baixo os braços, deixo andar, e apenas tenho consciência do quanto estou a errar quando o sentimento de remorso já se instalou na minha mente. Tenho e devo ser mais dedicado, com os amigos(as) que estão perto, com os amigos(as) que estão longe, com os amigos(as) que vejo todas as semanas, com os amigos(as) que apenas vejo de mês a mês.

No fundo, gostava de estar sempre rodeado dos meus amigos(as), pois normalmente sinto-me mais feliz e tranquilo quando estou com eles. E esse é um sentimento que nunca me parece haver em demasia.

(Post motivado por um excelente fim de tarde à beira-mar, com pessoas amigas à roda de uma mesa, a apreciar o pôr-do-sol)

2 comentários:

M. disse...

O sentimento mais puro do mundo. O único que me leva a fazer o irrealizável. Só porque sim. :) Porque as pessoas estão lá. Porque a vida passa e elas ficam. :)

Nuno Guronsan disse...

E porque a vida passa demasiadamente rápida e queremos aproveitar todos os momentos do dia para estar com aqueles de quem gostamos desmedidamente...