quinta-feira, junho 08, 2006

Por entre as nuvens

"Construction work has begun in southern Portugal on what is set to be the world's largest solar power station. The 58m euro (£40m) plant near Serpa, 200km (125 miles) south of Lisbon, will produce enough electricity for 8,000 homes when it starts next January. "
 
 
Para lá do normal que é estarmos sempre a agigantarmo-nos (the world's largest solar power station), saúde-se a notícia de uma possível reviravolta nas atitudes de um país que, ainda há bem pouco tempo, foi considerados um dos piores da Europa no que toca a políticas ambientalmente correctas. Se bem que o principal objectivo de um empreendimento deste género passe por motivos económicos (de preferência rentáveis, digo eu, de modo a chamar mais empresas para esta àrea), não se pode desprezar um objectivo que ao futuro de todos interessa, ou seja, tornar este nosso planeta num sítio mais "limpo" para se viver e lutar por deixar algo com A grande às gerações futuras. Chamar-me-ão ingénuo mas se isso significa acreditar que ainda não é tarde para darmos uma reviravolta à vida humana e não ficarmos reféns de um líquido negro que ultimamente tem sido pago com mais sangue que dinheiro, então chamem-me ingénuo, se bem que eu prefiro a palavra esperançado.
 
E gostava que as palavras de um dos gerentes de uma das empresas envolvidas no projecto se concretizassem, "Serpa não deve ser caso único mas sim um ponto de partida do Solar em Portugal".

(Conferir press-release da empresa Catavento)

Sem comentários: