Uma torneira que pinga, uma porta que descai, uma gaveta que empena.
Há os desconcertos tranquilos, com os quais podemos conviver meses inteiros sem perder horas de sono, e há os outros, mais agudos, que nos desarrumam as ideias e contribuem devagarinho para o nosso desconcerto interior, o mais terrível de todos, para o qual não há parafusos, arrebites, bananas ou batoques que nos valham.
O problema é que manter o mundo a funcionar dá trabalho.
O problema é que manter o mundo num brinquinho é só para alguns.
Consertar o mundo implica o domínio de certas técnicas e palavras que, aos poucos, desconfiamos nós, estão a cair no esquecimento.
É aqui que entramos em pânico e nos pomos a pensar: e se, de repente, desaparecerem os Akis e os Izzis deste mundo, aqueles onde se vendem as soluções já prontas, a massa A misturada com o preparado B?
E se de repente o único jeitoso que conhecemos deixar de nos valer?
Quem fará disparar o autocolismo avariado? Quem será capaz de travar mesas bambas ou destravar gavetas empenadas? Quem?
Digam-nos, quem?
(...)
Quando vos disserem que a solução para os problemas do mundo está nas mãos de Ban Ki-Moon ou de Barak Obama, sorriam... mas não acreditem.
A solução para os problemas do mundo está, sim, nas vossas humildes mas jeitosas mãos. Porque, se cada um cuidar da sua torneira, da sua pia, da sua porta, o mundo será certamente um lugar melhor.
Em 2010, não vale deitar fora, o que está a dar é consertar."
e podemos começar já daqui a bocadinho... feliz 2010 para todos.
5 comentários:
Gostei. :) eu nunca deito nada fora, sou, como Ele dizia, «sucateirinha»...por razões da razão ou do coração, guardo sempre tudo, como um castor.
Beijos meu Antiácido.
E é mesmo isso, com as nossas mãos.
Eu também guardo parafusos, pregos e porcas... todas necessárias a manter as válvulas do coração a funcionar a todo o vapor.
Será que está na altura de as limpar?
Beijos, minha querida.
O maior desconcerto que pode existir é aquele que por vezes existe dentro de nós próprios, seja por nossa culpa, ou culpa alheia, e aí não há parafusos, arrebites, bananas ou batoques que nos valham.... possivelmente só mesmo o tempo, ou não...ou então com ajuda de hallibut com aroma a Alloé Vera, que está na moda:))
Que não fiquemos "parados", que deitemos fora o que não faz falta....e.....que 2010 seja bom meu lindo:)
Um beijo sempre especial
Eu também ando a consertar, já deitei fora muita coisa... Consertos para 2010 é o que desejo a todos!!! (e já agora bons concertos...)
Mãos a obra! x
Enviar um comentário