terça-feira, maio 30, 2006

Sondagem Cinzenta - V

A questão "emprego" tem ocupado muitas linhas e imagens deste blogue, especialmente nos últimos tempos. É algo que me deixa bastas vezes cheio de dúvidas e revolta pela maneira como os processos são conduzidos, seja uma avaliação de desempenho, uma estrutura hierárquica que não funciona, promoções que não se verificam quando os intervenientes merecem, promoções que se verificam quando os intervenientes são asnos, ambientes de trabalho completamente "minados" ou uma produtividade naturalmente quase nula. Vejam, se quiserem, esta questão como a minha própria Quinta Dimensão (bom, não será só minha, há mais des-crentes aqui e aqui).
Assim, não será difícil de constatar que a única resposta que eu Não poderia dar neste inquérito cinzento era "Motivador", pois é a única resposta na qual não consigo encontrar um sinónimo negativo. Para ser sincero, não me consigo recordar qual foi a resposta que eu próprio dei, mas todas as alternativas, com a exclusão da que já mencionei, serviriam perfeitamente para descrever o meu emprego. Sim, tem momentos de alguma monotonia, sim é um desafio (para o bem e para o mal), sim tem momentos (vários) de stress (normalmente induzidos por superiores que não sabem bem o que andam a fazer), sim, é por vezes desinteressante no sentido em que não somos reconhecidos pelo nosso profissionalismo mas sim por critérios tão objectivos como "ter mau-feitio ou ser sempre do contra", e sim é único no sentido em que agrega tantas e tantas características de tantos e tantos estratos sociais, culturais e económicos.

Enfim, estou a terminar este inquérito (obrigado pela vossa participação!) e a pôr de lado, pelo menos por uns tempos, a temática "trabalho". Deixo aí uma nova sondagem para iniciar a silly season (quanto mais cedo, melhor) e comprovar o vosso espírito patriótico (ou não...).

1 comentário:

Micas disse...

Como te entendo...também já passei por isso, é desmotivante ver os piores subirem só pelo facto de terem "padrinhos" e quem merece ficar a vê-los passar! mas a vingança serve-se fria, eu tive a oportunidade e o prazer de dizer "não" quando eles finalmente se decidiram a oferecer-me o lugar que eu ambicionava, porque alguém mais "atento" já tinha reparado nos meus valores! ohhh, é uma sensação optima, apanha-los desprevenidos!! acreditas que embora cá também existam uns esquemas no genero, as pessoas são realmente promovidas por merito, da mesma forma que são despedidas caso só estejam a dar despesa...
Este é realmente um tema que dá pano para mangas!
Beijos