sexta-feira, dezembro 23, 2005

Recordar a China - II

(Crónica escrita em Setembro de 2000 durante uma viagem pela China)

Weihai, 22:15, 12 de Setembro de 2000
Hoje foi um dia muito calmo... Acordámos tarde e fomos almoçar até ao centro da cidade. Depois, nova ida até à empresa do Luís. Ficámos a tarde a ler os mails e os jornais portugueses, e depois fomos calmamente para casa, onde o Luís fez, para o jantar, uns noodles com um molho óptimo (noodles, caso não saibam, é comida tipicamente oriental) e um vinho Californiano bem bom, pelo menos para esta parte do globo... Ah, também comemos um fruto cujo nome o Luís e eu desconhecemos, mas cujo sabor e aspecto parecem um cruzamento entre um kiwi e um figo, mas maior... Bom, depois de mais uns dedos de conversa, o Luís levou-me até à estação de comboios de Weihai. Tal como tudo aqui em Weihai, bonita por fora, mas quando se entra... Neste caso, era um intenso cheiro a urina enquanto umas cuspidelas eram lançadas para o chão. Despedi-me do Luís e entrei para um mundo desconhecido... Atenção, a partir deste momento, tenho de me governar sozinho entre pessoas que não falam rigorosamente nada de inglês. Lá conseguimos, eu mais uma moça-do-trem (em vez de ser aeromoça) dar com a minha cama. Neste momento que vos escrevo, o comboio ainda não partiu e estou com dois chineses à minha frente, que estão fartos de me dirigir a palavra (obviamente que não percebo nada, ainda se fosse coreano...), acabaram de preparar o que parece ser um chá de ervas (ervas no sentido medicinal!!!), e o meu pensamento é: será que consigo sobreviver até Beijing??? Logo se verá...

Algures entre Weihai e Beijing, 10:00, 13 de Setembro de 2000
Bom, ontem à noite, ainda falei um bocadinho de inglês com uma das moças-do-trem, e lá tive de assinar uma folha de presença e mostrar o meu passaporte (o Luís bem me avisou para andar com ele sempre à mão). Os dois chineses que partilham o quarto comigo parecem ser bem porreiros, e riram-se imenso quando eu disse as únicas palavras que sei em chinês: ni-hao (olá), xie-xie (obrigado), wo tibudon (não percebo nada), e megwanxie (não faz mal). Mais do que isto não dá, o que é uma pena pois eles parecem ser bons conversadores... Enfim... Tomei o pequeno-almoço com eles, não me deixaram pagar nada (estes é ao estilo coreano), mas reparem nas coisinhas que estávamos a tomar às 8 da manhã: noodles, algas, umas salsichas e uma bela garrafinha de cerveja para aí com mais de 0,5 litros! Nem aqui o meu fígado tem descanso... Ainda tentei oferecer das minhas Pringles, mas só um deles aceitou. Mas isto até está a ser engraçado, e para mim sempre tem sido um descanso do stress de Seul... Ah, ontem ainda recebi um mail do Miguel, que ficou lá e que diz que Seul está deserta... eh eh eh... Foi preciso eu sair de lá... Bom, ainda faltam umas 6,7 horas até Beijing, acho que vou dormir mais um bocado...

Beijing, 1:20, 14 de Setembro de 2000
Consegui chegar a Beijing!!! Yes!!! Depois de ter procurado o táxi certo (o mais barato), de ter mostrado o nome do meu hotel em caracteres chineses, de ter explicado no mapa onde é que ficava (eu, acabadinho de chegar a Beijing, a explicar coisas a um tipo que supostamente mora aqui), lá consegui chegar ao Guo Tai Hotel... Depois de ter telefonado à Ana (Contacto2, agora ICEP em Beijing), fui jantar. Para não arriscar muito (e até porque já tinha combinado com a Ana irmos jantar no dia seguinte), fui ao PizzaHut e, depois de 7 meses, lá consegui comer um esparguete à Bolonhesa, onde se consegue realmente ver a carne...
Depois fui dar umas voltas pela área de Jianguomenwai (uma das duas áreas das embaixadas em Seul), onde o que mais vi foi estrangeiros e hotéis e muito néon... Como tinha combinado com a Ana em frente ao Mexican Wave às 22:00, ainda fui tomar um copo ao bar/restaurante Le Gavroche, um restaurante de comida francesa (quem diria, com um nome como este, não é?). Conheci um dos donos, um senhor chinês muito simpático que ainda falou em inglês comigo um bocado. É claro que assim que mencionei que era de Portugal, ele falou logo em futebol. Obrigado, minha querida Selecção Nacional!!! Entretanto, fui ter com a Ana, que chegou de bicicleta (óbvio!) mais um amigo espanhol, o Eduardo. Entretanto também conheci mais um amigo inglês, o Anders, e a room-mate da Ana, a Shirley. Tudo gente impecável. Fomos à abertura de um bar cujo dono, o David (acho que é Francês, pelo menos o sotaque assim parecia) é vizinho da Ana. Ambiente muito cool, música bem seleccionada, e uma bebida à borla que já não bebia há algum tempo: sangria!! Que bem que soube... Nota: as mulheres ocidentais aqui são muito mais bonitas que as que se passeiam por Seul... Entretanto, o pessoal tinha que trabalhar de manhã e já era uma hora da manhã... Tudo para casa e, no meu caso, o sono dos justos no hotel... Que grande primeiro dia em Beijing...

Beijing, 11:40, 14 de Setembro de 2000
E aqui estou, perto das margens do Lago Kunkmin, dentro do Summer Palace. E que espectacular vista se tem daqui. Apesar dos muitos turistas que por aqui andam, agora encontro-me completamente sozinho, e o silêncio mais a imponência deste local provocam uma sensação indiscritível... Lindo, lindo, lindo... E ainda não vi tudo, mas só estar aqui, neste sítio, no meio de Beijing, já valeu a pena... Ah, descobri esta manhã, ao pequeno-almoço, que os hóspedes de meu hotel pertencem todos à Mafia Russa...

Beijufas e abracetes (HSequeira copyright ®)
Nuno Guron-san

Fotos:
1) Um guardião mítico protege a entrada para o Summer Palace...
2) A imponência do edifício principal de todo o Summer Palace...
3) Um dos muitos bonitos pavilhões que "povoam" todo o Summer Palace...
4) Vista panorâmica sobre o Summer Palace e o Lago Kunkmin...
5) Mais uma sessão de "Descubra as Diferenças" entre uma estátua chinesa e um turista coreano...

Sem comentários: