sábado, dezembro 17, 2005

Recordar a China - I (enquanto a crise de inspiração dura...)

Inchon, 17:00, 9 de Setembro de 2000
E eis-me aqui, rodeado de Coreanos e Chineses, à espera do barco (que parece já estar atrasado uma hora), sem saber onde me meter...A confusão é enorme: só vejo malas, embrulhos enormes, e todo o tipo de bagagem à minha volta. Já deveria estar habituado, é daquelas situações típicas da Coreia. Mesmo parecendo que o barco já está atrasado, já há uma fila para aí com 20 e tal Coreanos à espera que a porta de embarque se abra...Estes tipos e a mania das pressas...Não há nada a fazer, é sempre assim. Sempre a viverem a vida a 300 à hora sem pararem um bocadinho para apreciar aquilo que os rodeia. De facto, são talvez a antítese do "ser" português, mas também estamos a falar de sociedades de extremos, não há meio termo possível. Bom, parece que abriram a porta de embarque. A aventura vai começar...(afinal foi falso alarme...eh eh eh).

Weihai (penso eu...), 10:35, 10 de Setembro de 2000
Só agora volto a escrever, pois hoje dormi quase 12 horas seguidas. Afinal de contas, na noite anterior, eu e o Miguel tínhamos feito uma directa para acabar a m#$&@ do APD (e mesmo assim não conseguimos...). Voltando à viagem, ontem só entrei no barco às 8 da noite e tenho a impressão que só saímos de Inchon por volta das 10...Depois do meu, provavelmente, último jantar Coreano por uns tempos, fui para o meu quarto e caí no sono como uma pedra...Hoje de manhã acordei, olhei para o relógio: 10:00!!! Era suposto termos chegado por volta das 8:30. Só tive tempo de me vestir e ir ver se já tínhamos chegado...Obviamente que não, ou não estaríamos na Ásia...Estávamos a passar por um estreito, com o que parecia ser Weihai do lado direito. Era uma imagem bonita para a foto mas, para além de não ter a minha máquina comigo, ainda estava a dormir em pé. Fui tomar banho e comer qualquer coisa. E agora aqui estou, com as malas à espera de sair do barco, mas vamos ver quando...
(E o Luís deve estar a apanhar a seca da vida dele...pobre portuga, perdido em terras Chinesas...)

Weihai (de certeza), 0:10, 11 de Setembro de 2000
Depois de um primeiro dia de descobertas, o descanso merecido...Mas primeiro, mais algumas histórias. Lá consegui sair do barco, depois do tipo da alfândega ter andado a passear com o meu passaporte de guichet em guichet a perguntar porque raio um portuga quer vir a Weihai. Depois de ter filmado o meu passaporte com uma câmara de filmar debaixo do guichet, lá vou eu contente da vida... E saio para uma multidão de Chineses e Coreanos (sim, aqui em Weihai também há muitos Coreanos, ainda não foi desta que me livrei destes gajos...), e o Luís lá estava à minha espera... Escusado será dizer que me viu logo no meio da multidão. Seria por causa dos meus olhos arredondados e do meu look de turista? Bem, entramos no táxi e vamos para casa dele. E que casa... Só a sala é do tamanho da minha casa em Seul. E depois está decorada com cenas do mais kitch que possam imaginar, pertencentes ao casal chinês que lá morava antes. Depois de termos dado um passeio pelo centro de Weihai, onde passamos por um dos dois department stores cá da terra (onde o estilo de roupas parece ser dos anos 50 ou 60...), e pelo mercado local (sim, a carne está mesmo exposta ao ar livre, juntamente com uma bela povoação de moscas...nham, nham), fomos almoçar ao KFC que, segundo o Luís, "é a única miragem de ocidentalização em Weihai", e é bem capaz de ter razão... Da parte da tarde fomos subir uma das montanhas que circundam Weihai, onde fomos ver um bonito templo chinês... Mas o mais bonito era mesmo a vista que se tinha de lá de cima: víamos toda a cidade, as montanhas e o mar, e pensávamos que Weihai até poderia ser um excelente destino turístico, não fosse a completa falta de infra-estruturas.
Voltamos a casa, para trocar de roupa e irmos jantar. Fomos a um restaurante chinês que fica na parte mais coreana da cidade. Finalmente consigo ler os letreiros!!! E lá consegui também comer comida chinesa na China. Estava tudo muito bom e já me estava a aperceber daquilo que o Luís passou durante este tempo todo: fica tudo a olhar para os estrangeiros. Afinal de contas, em Weihai são tão poucos que isto acaba por ser um acontecimento especial: "jantei num restaurante, ao pé de dois lawais (estrangeiros)", pensarão os Chineses à nossa volta. Depois do jantar seguimos para um bar coreano, não sem que passemos por uns quantos tipos bebâdos... Ah, até parece que estou em Seul... O Luís tinha-me dito que as empregadas naquele bar eram Coreanas. OK, pensou o chico-esperto do Nuno, então vou pedir duas cervejas em Coreano. Até aqui nenhum problema, a moça compreendeu-me, mas depois continuei a falar coreano e ela não percebeu patavina. Era mesmo chinesa! Boa figura de urso que eu fiz...eh eh eh...
Mas depois, quando mais clientes chegaram, fui ouvindo cada vez mais Coreano... Enfim, nem aqui... Eu e o Luís conversámos mais um bocado sobre as nossas experiências na Ásia, sobre o Contacto, e sobre o nosso país... Às 23:30, decidimos ir para casa, até porque já está tudo fechado ou a fechar, e podemos ter problemas para arranjar táxi... Entretanto o silêncio nas ruas é avassalador, acho que podem imaginar a diferença para Seul. Mas, estou muito contente por aqui estar... Ah, o Luís tem em frente da casa dele uma loja de manicure que, durante a noite, se transforma em bordel... Já para não falar no esgoto a céu aberto... Já para não falar na fábrica de carvão onde, há uns tempos atrás, houve uma explosão... Já para não falar... Bom, fico por aqui, pois também tenho de ir descansar... Mas depois destas primeiras 24 horas, já estou como o meu anfitrião: Only in China...

Weihai, 11:15, 12 de Setembro de 2000
Ontem foi um dia que só podia ter sido vivido em Weihai... De manhã fomos até à empresa onde o Luís trabalha, a Rolmex. Imaginem um edifício no estilo mais comunista possível e ficam com uma ideia do edifício da Rolmex. Conheci o assistente do Luís, o Burke, o único Chinês que até agora ouvi falar um Inglês minimamente aceitável. Também conheci o motorista do Luís, que é a cara-chapada do Jackie Chang, a sério!!! Depois de vermos uns quantos e-mails, fomos almoçar e em seguida dirigimo-nos para algo que nunca na cabeça me passaria que Weihai tivesse: um campo de golfe. E assim foi... É claro que tinham de estar lá Coreanos, estes tipos estão sempre a perseguir-me. O Luís parece já estar bem treinado, mas eu, o máximo que consegui numa tacada foi cerca de 60, 70 metros, o que acreditem não é nada.
Já no final da tarde voltámos para casa, e depois fomos jantar a um dos hóteis de Weihai e mais comidinha boa chinesa, verdadeiramente chinesa. Entre as coisas que comemos, uns caranguejos, uns pepinos-do-mar, algas, verduras, camarões, noodles e um chá óptimo. Muito mas mesmo muito bom! Os sorrisos das moças que ali trabalham são dos mais bonitos que já vi. E quase que assistíamos a uma cena histórica: a primeira cena de pancadaria, desde que o Luís cá está (quase 7 meses)... Mas separaram-nos logo e não aconteceu nada. Depois fomos tomar um copo a um bar noutro hótel, onde o camarada Luís tem uma conta à disposição, paga pelos tipos da empresa. Deveriam ser umas 9 horas e aquilo já tinha um ar de mais que fechado, mas assim que os "lawais" apareceram abriram logo tudo outra vez... Bom, depois de não sei quantos dedos de conversa, voltámos a pedantes para casa, e o sossego era tal que o meu cérebro agradecia... Como tinha acontecido na noite anterior, quando chegámos à porta do prédio do Luís, a mesma já estava fechada...a cadeado!!! A sorte é que ele tem a chave.
Quando estávamos a preparar para acabar a noite com um Jameson e um MonteCristo nº4 (este homem trata-se bem!), eis que o Luís se depara com um morcego a voar dentro da cozinha. É claro que não era um morcego enorme, mas que dava perfeitamente para assustar. Depois de ter entrado para a sala, e de eu e o Luís tentarmos desviar do seu caminho, o pobre do bicho, depois de tanta pancada na parede, ficou imobilizado. O Luís pôs uma toalha à volta dele e soltou-o pela janela. Isto só podia acontecer aqui. Finalizámos o dia a beber o Jameson, a fumar o excelente MonteCristo, na conversa, e a ouvir Duran Duran... Grande dia... Hoje são as minhas últimas horas em Weihai, antes da viagem de comboio de 18-horas-18 até Beijing. Nova etapa na viagem pela Mother-Land...

Beijufas e abracetes (HSequeira copyright ®)
Nuno Guron-san

Fotos:
1) Uma das belas coisas que o casal Chinês deixou em casa do Luís: um enorme vidro com um veleiro lá pintado...Tradicionalmente Chinês, obviamente!
2) Moi memme, rodeado de montanhas...
3) Vista sobre a cidade de Weihai, com um guardião imponente...
4) Entrada para templo Budista em Weihai.
5) Contacto3 em desafio golfista: reparem no belo estilo do Luís, comparado com a minha falta do mesmo (parece mais que estou a arrancar batatas...).

Sem comentários: