segunda-feira, julho 03, 2006

Por um mundo sem armas

(Transcrição de um mail que recebi hoje e que me deixa com uma pontinha de esperança, por mais pequenina que seja, de ter colaborado em algo que acabou por envolver um milhão de seres humanos.)

Secretário Geral das Nações Unidas recebe a maior petição visual alguma vez realizada, pedindo um maior controlo no comércio de armas

A Petição Um Milhão de Rostos, que contem mais de um milhão de fotografias de pessoas de 160 países foi entregue, no dia 26 de Junho, a Kofi Annan por Julius Arile, um sobrevivente de violência armada do Quénia.

Os activistas da campanha "Controlar as Armas" ergueram uma AK-47, construida com próteses, homenageando as vítimas de violência armada que vêm a sua vida afectada para sempre. Foi ainda construido um painel com as fotografias recolhidas em todo o mundo.

Julius Arile disse a propósito desta campanha: "Fui a milionésima pessoa a aderir á Petição. Fi-lo porque o meu país, o Quénia, tem sofrido demasiado por causa das armas de pequeno porte. Gostaria que esta conferência chegasse a um acordo sobre os princípios globais para a venda de armas. Temos o dever de dar este passo, por causa das pessoas em todo o mundo que, como eu, sofreram por causa das armas".

Ao receber a Petição Kofi Annan afirmou: "Transmitirei este apelo por um tratado sobre o comércio de armas ao Presidente da Conferência de Revisão para que informe todos os Estados Membros. Estará nas suas mãos decidirem o futuro desta iniciativa.
Espero que esta petição simbolize a forma como os governos e cidadãos podem trabalhar juntos para alcançar o objectivo fundamental desta conferência – ou seja – salvar vidas."

Veja as imagens da entrega e acompanhe o desenvolvimento desta Conferência em www.controlarms.org/events/unreview.htm


2 comentários:

M. disse...

É por estas pequenas coisas que continuo a crer no Homem. Acho sinceramente que, bem lá no fundinho, somos capazes de corrigir a merda toda que temos andado a fazer. Basta que nos organizemos. (E que demos cabo do Bush, claro.)

Nuno Guronsan disse...

Portanto, já temos um restaurante coreano e uma ONG para pormos em prática. Quando é que nos encontramos outras vez? ;)
E sim, há muita merda para corrigir...