quinta-feira, julho 20, 2006

Chega! Basta! Párem!

Porque não quero tomar partido e ambos os lados estão impregnados de sangue.
Porque morte é morte, independentemente de conceitos como terrorismo, guerra, retaliação, vingança ou religião.
Porque quem acaba sempre por sofrer são aqueles que vivem nas ruas e não os que estão num gabinete presidencial ou num bunker perdido no deserto, a definirem alvos inocentes.
Porque sonho sempre com paz e o não-derramamento de sangue, e que o ser humano ponha um dedo na consciência e acabe com disputas de merda.
Porque (e vou-me repetir) sonho com a paz, tal como este sonhava.

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today...

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religon too
Imagine all the people
Living life in peace...

Imagine no possesions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
In a brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say i'm a dreamer
But i'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one

Written by John Lennon




10 comentários:

cuotidiano disse...

"A diferença entre os conflitos políticos e os religiosos é que os primeiros admitem compromissos, os segundos não" - José Manuel Fernandes (citado de cor - peço desculpa por algum erro na citação...)(*) - Haverá fim para isto?


"Imagine there's no heaven"

Desculpa o meu espanto, mas tu que és religioso e cristão, citares alguém que, na minha opinião com razão, diz que um dos grandes males do Mundo é a religião...Por outro lado, admiro a tua honestidade intelectual.


Aliás, considero que a guerra religiosa é um dos maiores absurdos da Humanidade - Nada provocou nem provoca mais mortes e males do que alguém que tenta impor o seu "Deus bom" aos outros, como se tem visto ao longo da História - a Inquisição, as Cruzadas... foram dos maiores morticínios da História da Humanidade!


(*) Desculpa a falta de originalidade - confesso que já escrevi isto noutro sítio!

Nuno Guronsan disse...

Amigo, o facto de ser cristão e acreditar nos princípios que estão por detrás dessa doutrina, não faz com que ponha umas palas ao lado dos olhos e não veja os males que uma religião organizada em torno de ideais obscuros de poder, território ou "ouro negro" possa trazer. Seja ela a religião cristã, islâmica, hindu ou outra qualquer.

Como tu dizes, "a guerra religiosa é um dos maiores absurdos da Humanidade", ou seja, A guerra. Aliás, acredito pouco que as guerras sejam mesmo religiosas, só o são aos olhos dos fanáticos que seguem cegamente o que outros líderes religiosos lhes "alimentam" (e não, não estou a excluir o sr. sentado no Vaticano...).

Obrigado pelo oportuno comentário!

cuotidiano disse...

Tu és cristão, eu ateu, e trataste-me por "amigo" - Não será isto um bom exemplo para os loucos que se matam sem, concerteza, a aprovação de qualquer Deus ou Deus nenhum?

Um abraço

Nuno Guronsan disse...

Ora aí está o resumo perfeito! Que pena que no Médio Oriente não consigam perceber isso, de uma vez por todas!

Outro abraço.

Sea disse...

sem ter vindo aqui, hoje fiz um post sobre este tema. Andamos em sintonia.
Kiss

Patrícia disse...

Sob pena de estar a proferir algo que ninguém vá entender ou aceitar, considero que, hoje em dia, é necessária muito mais coragem (por variadíssimas razões) para se assumir uma fé religiosa do que a ausência dela. E é ridículo associar a religião à guerra. A guerra usou-a sempre como um pretexto válido, mas, a meu ver, totalmente absurdo e incompatível com a violência e a intolerância.

Os maioria dos mártires não escolhem sê-lo...

Beijo, Nuno

Patrícia disse...

faltam ali algumas palavras: O BELICISMO É totalmente absurdo e incompatível...

Nuno Guronsan disse...

Sea, infelizmente a sintonia sobre este assunto é algo que atravessa a nossa mente constantemente, mesmo que não debitemos palavras sobre isto.

Patrícia, concordo em absoluto, como aliás exprimi na minha troca (amigável e em sintonia) de palavras com o Cuotidiano.

Patrícia disse...

Mas eu não estava a insinuar que vocês estavam em lados opostos numa batalha! :D O Cuotidiano é dono de uma mente brilhante e raramente diz algo que me dê vontade de contestar. Enfim, tenho mais é que aproveitar todas as aprendizagens que a vida coloca ao meu dispor.

Beijos

Sea disse...

As coisas assumem a desculpa da religião, do fanatismo. Talvez seja este último. Mas, religião?!?? Poupem-me. Nenhum Deus seja em que religião for, diz: “matem-se, uns aos outros para que ESTA RELIGIÃO ou EU prevaleçam”.
Para mim, é estupidez pura e dura. Cabeças embrutecidas e estupidificadas pela distorção que eles próprios fazem das coisas.
Esta sim, é a minha opinião.