terça-feira, março 07, 2006

Precisamos de um novo Edward R. Murrow!

Agora que os Óscares já são passado, acabei por ir ver um dos filmes que acabou por não levar qualquer estatueta para casa. "Good Night And Good Luck" é mais um exemplo de como este foi um ano atípico em termos de nomeados para melhor filme. Trata-se de um filme que roça quase o documentário e será talvez esse o seu único defeito. Há um recurso em demasia a imagens reais de arquivo que sublinha o teor histórico do filme, que se passa numa altura em que decorria uma verdadeira "caça às bruxas" nos Estados Unidos, perpetrada pelo senador Joseph McCarthy. Na busca de eliminar qualquer resquício de Comunismo na pátria da Liberdade, punha-se em causa os direitos dos cidadãos e acusavam-se inocentes de forma vil e difamatória. Quando a grande maioria dos media alinhava pela não-confrontação com o senador McCarthy, levantou-se a voz de Edward R. Murrow contra as injustiças que estavam a ser praticadas. O filme acaba por se centrar no confronto destes dois homens e nas pressões que rodeavam o meio de comunicação emergente, a "caixinha mágica". Mesmo no fim do filme, Murrow tem um brilhante discurso acerca da maneira como a televisão devia ser encarada, e que é particularmente relevante nos dias de reality shows que vivemos hoje:

"To those who say people wouldn't look; they wouldn't be interested; they're too complacent, indifferent and insulated, I can only reply: There is, in one reporter's opinion, considerable evidence against that contention. But even if they are right, what have they got to lose? Because if they are right, and this instrument is good for nothing but to entertain, amuse and insulate, then the tube is flickering now and we will soon see that the whole struggle is lost. This instrument can teach, it can illuminate; yes, and it can even inspire. But it can do so only to the extent that humans are determined to use it to those ends. Otherwise it is merely wires and lights in a box. There is a great and perhaps decisive battle to be fought against ignorance, intolerance and indifference. This weapon of television could be useful. "

O filme é bastante interessante, e tem pormenores deliciosos de época, como sejam o anúncio aos cigarros Kent e a própria forma como Murrow apresentava o seu programa de cigarro em punho (conferir actual postura dos Estados Unidos em relação ao tabaco). David Strathairn (Edward R. Murrow) tem uma interpretação à altura dos nobres escritos do jornalista. E não admira que muitos o considerem, ainda hoje, como um grande arauto da liberdade de expressão (outro tema muito em voga nos dias que correm e, sobre o qual, Murrow havia de ter muito a dizer). Fica, na imagem, mais uma intervenção que merece uma vénia.

Sem comentários: