sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Intervalo

O vencedor do World Press Photo 2005 é


Canadian photographer Finbarr O'Reilly is the winner of the World Press Photo of the Year Award. His picture of a child's hand pressed against his mother's at an emergency feeding centre in Niger was described as having "beauty, horror and despair".






mas a foto que mais "mexeu" comigo foi





Panos Picture's photographer Andrew Testa shows a burial of Srebrenica massacre victims, in Potocari, Bosnia.








O ano passado pude assistir à exposição do World Press Photo no CCB e na altura pude confirmar algo que já suspeitava, que as fotografias mais impressionantes eram as que lidavam com a dor e tragédia humanas. Seja em guerras inúteis, catástrofes naturais, ou pura e simplesmente por que lhes virámos as costas (mas não as objectivas). Na altura pude inclusivé comentar com o Suburbano, que assistiu comigo à exposição, que os galardoados deste ano iriam estar relacionados com os atentados em Londres, o furacão Katrina, e, claro, África, sempre África. E a verdade é que não nos enganámos muito, pois por muitas categorias que estes prémios World Press Photo tenham, são sempre as fotos que nos deixam a pensar ou mesmo à beira das lágrimas que mais nos entram no coração. A questão é se lá permanecem...

1 comentário:

M. disse...

Em tempos que já parecem muito distantes, habituei-me a ir a Coimbra ver a WPP. Felizmente agora já vem até mais perto de casa. :)

Brilhante, como todos os anos. Retratos belíssimos da miserável condição de sofrimento em que deixamos tantos seres humanos.