quinta-feira, outubro 11, 2007

31 menos dez

Um dia que começa mal quando ainda nem sequer me levantei. Insónias atrás de insónias, farto de me virar na cama. Filas no caminho para o trabalho. Uma tarefa profissional que já me ocupou mais do que o tempo que gostaria e que mesmo assim vejo-me e desejo-me para a acabar. Discussões atrás de discussões e a impossibilidade de continuar bem-disposto para o resto do dia. Um almoço à pressa, sem companhia para uma conversa. Um sol fantástico lá fora e eu sem sequer o conseguir ver. Mais interrupções e documentos desaparecidos e o trabalho lá se atrasa mais um bocado. Saio fulo da vida. Chego a casa, abro a caixa do correio e... Levo uma estalada na cara completamente merecida.

"Creio que concordará que ninguém gosta de ver ou de ouvir uma criança chorar. Mas quando a desidratação provocada pela diarreia lhe rouba as energias até à última gota, deixando-a sem forças até para chorar, as lágrimas de uma criança são bem-vindas e um sinal de que estará a recuperar.

Todos os anos perto de 2 milhões de crianças morrem de desidratação diarreica.

Quando a doença ataca, a saúde das crianças pode deteriorar-se muito rapidamente devido a uma acentuada perda de fluidos vitais. A sua normal vivacidade desaparece, a pele depressa perde elasticidade, o olhar torna-se mortiço... Porém, um tratamento simples à base de sais minerais e açucar dissolvidos em água pura - os Sais de Reidratação Oral - pode salvar a vida da criança.

Os SRO salvam perto de 4.500 crianças por dia.

Embora os SRO salvem a vida de 4.500 crianças por dia, nas próximas 24 hors a desidratação diarreica será responsável pela morte de perto de 4.900 crianças. É uma perda de vidas humanas inaceitável quando existe uma solução simples e eficaz.

Um donativo de 25 , permite à UNICEF fornecer SROs suficientes para tratar 100 crianças."

Eu é que lhe agradeço, Manuel Pina.

Sem comentários: