domingo, abril 01, 2007

Mentira

substantivo feminino


1.
acto ou efeito de mentir;

2.
engano propositado; afirmação contrária à verdade, com a intenção de enganar; peta; falsidade;

3.
embuste; erro;

4.
ilusão;

5.
vaidade;

mentira piedosa mentira que se diz com a intenção de fazer bem a alguém;

detector de mentiras dispositivo capaz de discernir no mentiroso uma reacção emocional (respiratória, cardíaca, vascular ou psicogalvânica) desencadeada por algo que, proposto bruscamente, se relacione com a sua mentira;

(De mentir)


© Copyright 2003-2007, Porto Editora.

Mentira = vaidade? Haverá mesmo alguém que sinta efeitos narcisistas pelo facto de enganar a verdade? Não sou obviamente um modelo exclusivo de virtudes e já disse umas quantas mentiras. Muito provavelmente nenhuma delas justificável, mesmo as supostas "mentiras piedosas". Mas daí até sentir um certo prazer em ter cometido esses pecadilhos enganosos, ainda vai alguma distância. Até acho que é daquelas coisas em que a natureza humana vem mais ao de cima. É fácil, é barato e pode não dar milhões mas se calhar poupa o facto de termos de percorrer o difícil caminho da verdade. E depois com um dia institucionalizado da mentira, é ainda mais fácil deixarmo-nos levar pela sua voz de sereia. Imagino que os mentirosos compulsivos que todos os dias encontramos pela frente guardem o dia de hoje para as verdades que acumulam dentro de si todo o ano. E será que o mundo está preparado para um fluxo anormal de verdades? Basta ligar a televisão, folhear o jornal, ou ir a um qualquer site, para sabermos a resposta. Penso eu de que.

2 comentários:

coisas que se pensam disse...

o grande problema da mentira é que não raras vezes acaba por nos enganar a nós próprios!
É uma espécie de rasteira que passamos às nossas pernas... pelo que mais cedo ou mais, acabaremos por tropeçar nessas nossas fragilidades!!
... gostei muito desta tua alusão!
uma coisa para ti

inBluesY disse...

as pessoas não gostam 'vulgarmente' de ouvir a verdade, preferem iludir, nem sempre são mentiras puras e duras, apenas uma máscara.