sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Pelo Sim... contra a abstenção.










(Sondagem Cinzenta)


Hoje o Espaço Cinzento vai também entrar em período de reflexão. Por aqui deixei muita coisa que foi escrita sobre este referendo e em algum momento neguei qual irá ser a minha intenção de voto. As sondagens valem o que valem, de modo que a única maneira de realmente haver impacto neste assunto e não deixar que voltemos a um período de "paz podre" é irmos todos, sem excepção, votar. Quer votemos Sim ou quer votemos Não. Não nos podemos excluir desta oportunidade de intervenção na vida do nosso país. O referendo é um instrumento com falhas? Sim, muito provavelmente. Mas não tenho dúvidas que é um dos intrumentos que uma democracia nos pode oferecer e sentirmos que podemos fazer a diferença. Por isso partilho dos mesmos receios que ela, no que toca à possibilidade de este instrumento de democracia ficar "ferido de morte" e não haver qualquer sentido para sua ocasional utilização. Não gostava que isso acontecesse. Como teria escrito num post-it há uns tempos atrás, é urgente votarmos. Todos.

7 comentários:

Patrícia disse...

O meu sim já lá está. Agora é esperar.

João Dias disse...

O meu SIM também já lá está.

Curioso é este período de reflexão, por dois motivos, por se ter dois dias para reflectir sobre um tema polémico e complexo e visto a reflexão ser feita em isolamento. Agora pensemos...quem vai reflectir nos dois últimos dias são indecisos e quem a andou a ignorar isto por completo, ora são precisamente essas pessoas que precisam de ouvir argumentos de um e de outro lado...

Ricardo disse...

Nuno,

Por vários motivos contribuí para a abstenção. A minha intenção não era essa mas ia fazer algo parecido com o boletim de voto (por razões que não interessam neste comentário). Mas, acima de tudo, tenho que confessar, estou feliz que a campanha tenha terminado. Foi um desgaste psicológico pessoal ver e ouvir o que a maioria das pessoas acha importante discutir dentro deste tema.

Abraço,

João Soares disse...

Eu Votei Sim...eu sou a favor de mais referendos: o da OTA, o do TGV, aquando dos estádios de futebol...
Na Suíça são efectuados em média 4 a 5 refendos anuais.... e porque não referendos locais?
P.S. Já te tinha linkado há algum tmepo atrás.
Um abraço

Micas disse...

Todos não Nuno, eu e tantos como eu fomos simplesmente excluídos de votar!!! será que só temos interesse pelas divisas que levamos para portugal???

Sea disse...

ainda que depois de muitos sim, ganhou a abstenção e aqueles que nem se incomodaram em dar voz ao quem pensam, fosse sim, não ou nim.
uma vitória, um pouco amarga, confesso.

beijo

a miúda disse...

Ganhámos.
:)
Beijos