domingo, abril 29, 2012

Vacaciones

Hoje foi o primeiro dia. E se todos os dias que aí vêm nas próximas três semanas tiverem momentos tão bons como o de hoje, serei uma pessoa feliz. Com ou sem chuva, mas sempre com a luz que apenas os verdadeiros amigos nos conseguem dar. Sejam sempre bem-vindos a esta casa. :)

domingo, abril 22, 2012

Os outros dizem



"Uma cenoura?? Mas crua ou cozida? Ou descascada??"

Riso e mais riso. Muito bom.


quinta-feira, abril 12, 2012

A propósito da MAC...

Fui recordado que a minha antiga escola primária também já não existe. Era uma pequena ilha de ensino no meio de alguns dos prédios mais antigos da freguesia. Era feita de pavilhões de madeira, tinha árvores, e recreios para brincar, e espaço para correr. Se eram as melhores instalações escolares do mundo? Não, longe disso. Mas sempre foram mais do que suficientes para os alunos que havia na altura, sempre houve salas suficientes, sempre houve professores e auxiliares capazes de controlar algumas das crianças mais destravadas que conheci em toda a minha vida. E nem mesmo uma cabeça partida me faz ter menos saudades daquela escola que conheci desde os meus três anos de idade até à altura que parti para a preparatória. Foi abaixo, com a justificação de instalações mais modernas e a necessidade de albergar muitos mais alunos do que aquilo que conseguia. Nunca construíram outra no seu lugar. Nem tal se pedia. Mas havia tanta coisa que podia ali ter nascido para, de algum modo, honrar aquele antigo local de aprendizagem escolar e mesmo de como crescer enquanto cidadão deste mundo. Um jardim, uma biblioteca, tanta, tanta coisa. Ficámos com um parque de estacionamento. Uma coisa necessária, sem dúvida, tendo em conta a falta de planeamento urbano que sempre reinou naquele local, mas mais cimento cinzento povoado por coisas sem vida. Acho que nem sequer a árvore que há tantos anos ajudei a plantar, acho que nem sequer ela sobreviveu. Nem sempre penso nestas coisas quando passo à frente daquele espaço que me deixou tantas memórias. Mas, às vezes, por vezes, lá me passa de repente uma imagem, um som, uma voz, uma espécie de fotografia em movimento, que acaba sempre por me lembrar que, enquanto os anos passam e inevitavelmente crescemos, há algumas partes do nosso mundo emocional que simplesmente acabam. Seja ou não quinta-feira...

quarta-feira, abril 11, 2012

Mantra


"You is kind. You is smart. You is important."

(isso.)


segunda-feira, abril 09, 2012

Prenda atrasada

Acabei há poucos minutos de ler um livro do Steinbeck que me foi oferecido no último aniversário por duas boas amigas, daquelas com quem já tenho um bonito caminho percorrido. Caminho que já passou por algumas viagens, tal como através do livro também Steinbeck vai viajando por estradas e esquinas norte-americanas, tentando descobrir o que realmente é isso de ser Americano, esteja esse ser Americano em desertos, montanhas, planícies, costas marítimas, ou as grandes cidades que nasceram de pequenas povoações. Um livro bem interessante e que explica muito sobre a forma como os E.U.A. foram "crescendo" nos últimos cinquenta anos. Mas mal podia esperar que também o livro que agora tenho nas mãos também tenha viajado. Mais concretamente desde a Quarteira em 1989 até chegar aqui, Portalegre em 2012. Uma bonita surpresa feita pelas minhas amigas. Um grande bem haja ao João José, onde quer que ele se encontre. O teu livro está em boas mãos! :)


domingo, abril 01, 2012

Um de abril

Hoje caminhei cerca de doze quilómetros, por entre serras e vales, a subir e a descer, debaixo de chuva e debaixo de sol. Houve sabores alentejanos aos quais, provavelmente, já me habituei demasiado mas que sempre são reconfortadores. Houve conversas e mais conversas com tudo e mais alguma coisa à mistura. Houve visões deslumbrantes de flores que em breve serão frutos de uma terra que merecia mais, muito mais. E houve, acima de tudo, a simpatia e a alegria das gentes alentejanas, que tornam este país um bocadinho mais bonito. E houve vozes alentejanas a cantar que cheira bem, cheira à minha cidade de nascimento, e a chamarem-me alfacinha, e outras a dizerem que não, que já sou mas é alentejano. Houve um domingo repleto de alegria, e, melhor que tudo, nada do que aqui escrevi é mentira.